Dúvidas
Perguntas Frequentes

Na MaviCard você encontra um ambiente 100% seguro, exclusivo para o seu atendimento. Somente você e o psicólogo têm acesso à sessão e aos dados e informações trocados nela. Todas as consultas são gravadas, respeitando o princípio da confidencialidade entre psicólogo e cliente, bem como regras LGPD.

Não existe a necessidade de um equipamento especial, você pode realizar a consulta através de um celular, tablet ou computador. Basta ter conexão com a Internet estável, áudio e vídeo em seu equipamento.

O usuário precisa baixar o aplicativo WEBEX disponível em várias versões. A MaviCard teleconsulta se preocupa com a segurança de dados dos seus pacientes e por isso escolheu uma plataforma com certificação HIPAA. HIPAA é um conjunto de normas que organizações de saúde norte-americanas devem cumprir para proteger as informações. Em português, seria a Lei de Portabilidade e Responsabilidade de Seguro Saúde.

As sessões online são realizadas no consultório virtual da MaviCard, que atende os requisitos HIPAA Compliance, onde se diferencia de plataformas abertas como skype, hangouts, meet e outras, que não possuem o processo de regulação da operação e proteção de dados e sigilo plena de pacientes. Para acessá-lo não é necessário instalar nenhum aplicativo, você consegue entrar diretamente por um link enviado no seu email 15 minutos antes da sessão ou também diretamente pela plataforma.

O pagamento é realizado através do cartão de crédito MAVI Card dentro da plataforma.

Não, não existe limite para a realização de consultas remotas. O tempo e o número de sessões, serão solicitadas pelo profissional de Saúde, conforme ele sentir necessidade.

A MaviCard trabalha com critérios rigorosos para avaliar nosso corpo de profissionais e clínicas credenciadas. Todos os profissionais e clínicas estão rigorosamente em dia com suas responsabilidades de registros e cadastros junto aos órgãos regulamentadores, dispõem de Curriculum com comprovada experiência de atendimentos Presenciais e Virtuais, se submetem a critérios internos de avaliação técnica, entre outros critérios consagrados perante as organizações que são referências em atendimentos e apoio terapêuticos.

Você poderá reagendar sua consulta, basta enviar sua solicitação para nosso setor, através do endereço eletrônico: contato@mavicard.com.br

Sim é possível, é só entrar em contato com nosso email: contato@mavicard.com.br ou pelo Whatsapp 8199711-0010 , que nossos atendentes prestarão todas orientações.

Sim, é possível. Nosso sistema consegue identificar quando ocorrem problemas desta natureza. Orientamos entrar em contato através de nosso e-mail contato@mavicard.com.br ou através de nosso Whatsapp 8199711-0010, que nossos atendentes prestarão todas orientações.

Assim que restabelecer, reinicie o fluxo de atendimento normalmente, caso já tenha excedido o período da consulta, é só entrar em contato com o nosso suporte fone: 8199711-0010 para avaliarmos o atendimento e liberar agenda para novo atendimento conforme critérios técnicos.

Sim, os atestados são assinados digitalmente com um certificado digital padrão ICP-Brasil, que por lei tem validade legal semelhante a um documento assinado fisicamente, com garantia de origem, veracidade e irrevogabilidade. Contém um código que pode dar acesso a versão original em nossos servidores.

Se for necessário o resgate de seu prontuário, será preciso entrar em contato através de nosso e-mail: contato@mavicard.com.br, precisamos seguir as normas LGPD vigentes.

Perguntas Frequentes

Profissional de saúde

É uma modalidade de atendimento, que faz parte da estrutura de TELEMEDICINA, em que o especialista interage com o paciente por meio de tecnologias de informação, como computadores e smartphones, para realização de Consultas. Ou seja, a sessão acontece à distância com a ajuda de recursos audiovisuais em uma plataforma online ou por telefone.
Durante a teleconsulta, o médico oferece serviços de diagnóstico, orientação, monitoramento e promoção da saúde do paciente.

É preciso saber se a plataforma utilizada para realizar a sessão possui as características técnicas para garantir a segurança dos dados do paciente.
Neste sentido, é importante conhecer o conteúdo da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e as normas técnicas de manuseio e arquivamento de informações do CFM para softwares de Telemedicina.
Além disso, o profissional precisa se familiarizar com a tecnologia de prescrição de medicamentos à distância. O que exige a obtenção de um registro de uma assinatura digital fornecida pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).

Existem dois tipos: a síncrona e a assíncrona. Na primeira, a interação ocorre em tempo real, seja por telefone, seja por videoconferência.
Já a segunda ocorre quando a consulta se desenvolve quando há um espaço de tempo entre as interações do médico e do paciente.
Em ambos os casos, a tecnologia e todo o processo envolvendo o procedimento, deve garantir a privacidade de ambos os lados por meio de mecanismos de segurança.

A diferença é que a Telemedicina é um conceito que abrange a teleconsulta e o telediagnóstico. Ou seja, esses dois últimos são modalidades de atendimento.
Enquanto, a primeira se refere à assistência médica à distância prestada ao paciente, a segunda é a prática de analisar exames de imagem enviados a especialistas por meios digitais.
Dessa forma, o especialista interpreta os exames e faz a emissão de seu laudo à distância ao médico assistente.

O Conselho Federal de Medicina (CFM) é o órgão responsável por regulamentar a Telemedicina no Brasil. A principal norma, neste sentido, é a Resolução nº 1.643 de 2002.
Esta diretriz define as atividades que fazem parte da Telemedicina, o que inclui a teleconsulta. Esse regulamento apresenta os limites de atuação dos médicos e estabelece as condições técnicas para o seu uso.
Por exemplo, o sistema utilizado para este tipo de sessão deve contar com a infraestrutura adequada. Também se deve seguir os regulamentos técnicos para o arquivamento e manuseio de informações médicas.
O objetivo é garantir a segurança dos dados clínicos do usuário. Dessa forma se preserva a privacidade e o sigilo profissional. Isso garante a qualidade do atendimento à distância.
Com o avanço da pandemia e a consequente crise no sistema de saúde brasileiro, o Ministério da Saúde ampliou o uso da Telemedicina por meio da Portaria nº 467 em 2020.
Assim, em caráter temporário e emergencial, essa é a norma mais completa sobre a Teleconsulta. O que permite que os médicos emitam receitas, atestados e laudos médicos à distância.
No entanto, os profissionais devem utilizar a assinatura digital por meio de certificados emitidos pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) para que esses documentos sejam válidos.

Como um recurso que está em consolidação, esse processo apresenta desafios. Acontecendo principalmente nos aspectos estruturais para sua viabilização mais ampla e nos aspectos legais que ainda estão em construção.

As sessões online são realizadas no consultório virtual da MaviCard, que atende os requisitos HIPAA Compliance, onde se diferencia de plataformas abertas como skype, hangouts, meet e outras, que não possuem o processo de regulação da operação e proteção de dados e sigilo plena de pacientes. Para acessá-lo não é necessário instalar nenhum aplicativo, você consegue entrar diretamente por um link enviado no seu email 15 minutos antes da sessão ou também diretamente pela plataforma :).

É preciso saber se a plataforma utilizada para realizar a sessão possui as características técnicas para garantir a segurança dos dados do paciente, e nestes quesitos a MaviCard atende a todas as normas técnicas e compliance de segurança, contando com padrão HIPAA e LGPD em todos os processos.
Além disso, orientamos os profissionais a se familiarizar com a tecnologia de prescrição de medicamentos à distância. O que exige a obtenção de um registro de uma assinatura digital fornecida pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).

É preciso saber se a plataforma utilizada para realizar a sessão possui as características técnicas para garantir a segurança dos dados do paciente, e nestes quesitos a MaviCard TELECONSULTA atende a todas as normas Técnicas e Complice de Segurança, cotando com Padrão HIPAA e LGPD em todos os processos.
Além disso, orientamos os profissionais há se familiarizar com a tecnologia de prescrição de medicamentos à distância. O que exige a obtenção de um registro de uma assinatura digital fornecida pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).
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